AQUINO, Kevin Luis De Souza et al.. Vídeos de matemática para o youtube. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88458>. Acesso em: 22/11/2024 14:15
Este artigo traz um recorte do projeto de iniciação cientifica “Vídeos de Popularização da Matemática para o YouTube”, apresentando um panorama da produção de vídeos educativos e seus objetivos. Dessa forma, promovendo o debate acerca da importância e impacto das produções audiovisuais para a educação. As pesquisas sobre a utilização do audiovisual como ferramenta educacional são feitas há décadas. Com a globalização e o advento da internet, o acesso a conteúdos audiovisuais se tornou mais fácil. Os smartphones estão na palma das mãos de grande parte da população, desse modo, plataformas como o YouTube se tornaram uma importante ferramenta educacional, visto que seu conteúdo consegue cativar o estudante enquanto ensina. Conhecendo o potencial dessa ferramenta, é preciso saber como podemos usá-la a nosso favor, entendendo suas nuances e a gama de possibilidades que o audiovisual nos dá. Sendo assim, no presente artigo, apresentamos o processo de desenvolvimento dos vídeos do projeto, desde a idealização do tema até a postagem, passando pelo roteiro e composição da parte visual.