PSICOLOGIA CULTURAL: A CONCEPÇÃO DE CULTURA EM BRUNER E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88579 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 9462 "titulo" => "PSICOLOGIA CULTURAL: A CONCEPÇÃO DE CULTURA EM BRUNER E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO." "resumo" => "A cultura é um dos temas mais complexos a ser estudado e discutido no âmbito acadêmico e científico, haja vista a pluralidade de entendimentos, significados e teorias que a cerceiam. o presente estudo tem por objetivo analisar a concepção de cultura para Bruner e a sua importância para a Educação. Dentre os estudiosos das questões culturais, destacam-se neste artigo os trabalhos de Vigotski (1995), Geertz (1989), Bruner (1997) e Veiga-Neto (2003). Para analisar a sua concepção de cultura é necessário atentar a três núcleos essenciais de análise, que são: universo simbólico, narrativa e comunidade cultural. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento pelos alunos se daria de forma derivacional, já que se consideraria que a criança já conhece o suficiente para ir além. A Psicologia Cultural se constitui no campo pedagógico como construtivismo social e tem como pressuposto central os significados culturalmente produzidos e compartilhados, sustentando assim que o aluno tem a sua realidade de produção de significados moldada pelas tradições, pelo conjunto de ferramentas e formas de pensamento de uma cultura. Dessa forma, considerando que a produção realizada no espaço escolar precisa ser analisada dentro do contexto cultural para que possa produzir sentido, é necessário que a escola reproduza a cultura na qual os seus alunos já estão inseridos, de modo que conhecer a escola seja o mesmo que conhecer a cultura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID9462_TB1268_20062022213530.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ANGÉLICA BORGES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna.borges@ifro.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88579 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 9462 "titulo" => "PSICOLOGIA CULTURAL: A CONCEPÇÃO DE CULTURA EM BRUNER E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO." "resumo" => "A cultura é um dos temas mais complexos a ser estudado e discutido no âmbito acadêmico e científico, haja vista a pluralidade de entendimentos, significados e teorias que a cerceiam. o presente estudo tem por objetivo analisar a concepção de cultura para Bruner e a sua importância para a Educação. Dentre os estudiosos das questões culturais, destacam-se neste artigo os trabalhos de Vigotski (1995), Geertz (1989), Bruner (1997) e Veiga-Neto (2003). Para analisar a sua concepção de cultura é necessário atentar a três núcleos essenciais de análise, que são: universo simbólico, narrativa e comunidade cultural. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento pelos alunos se daria de forma derivacional, já que se consideraria que a criança já conhece o suficiente para ir além. A Psicologia Cultural se constitui no campo pedagógico como construtivismo social e tem como pressuposto central os significados culturalmente produzidos e compartilhados, sustentando assim que o aluno tem a sua realidade de produção de significados moldada pelas tradições, pelo conjunto de ferramentas e formas de pensamento de uma cultura. Dessa forma, considerando que a produção realizada no espaço escolar precisa ser analisada dentro do contexto cultural para que possa produzir sentido, é necessário que a escola reproduza a cultura na qual os seus alunos já estão inseridos, de modo que conhecer a escola seja o mesmo que conhecer a cultura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID9462_TB1268_20062022213530.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ANGÉLICA BORGES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna.borges@ifro.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }