ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88874 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1983 "inscrito_id" => 13451 "titulo" => "ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC" "resumo" => "Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13451_TB1983_01122022010629.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos" "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88874 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1983 "inscrito_id" => 13451 "titulo" => "ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA DA UFABC" "resumo" => "Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13451_TB1983_01122022010629.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos" "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }