Estudantes de diversos cursos de licenciatura cursaram duas disciplinas obrigatórias que apresentavam termos teóricos das teorias da aprendizagem em um formato de Jogos Interpretativos (role play games ou RPG). Os termos teóricos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: potencial em auxiliar futuras/futuros docentes a criarem jogos interpretativos e simplicidade na enunciação e aplicação. Os seguintes termos teóricos das teorias da aprendizagem atenderam aos três critérios: 1) bloqueio (efeito einstellung); 2) surpresa/suspense/medo/antecipação; 3) delay; 4) estimativa de desempenho/atribuição causal; 5) motivação intrínseca (escolha, colaboração e curiosidade epistêmica), 6) contingência; 7) recompensa/reforço. A partir da avaliação dos estudantes das disciplinas, modificações foram realizadas na metodologia e estagiários, extensionistas e monitores de licenciatura foram convidados a aplicar a metodologia de RPG a diferentes contextos (jovens abrigados, formação continuada de professores da rede pública, educação do campo, pessoas surdas, cegas ou surdocegas) através de plataformas digitais. Resultados: 101 estudantes (bolsistas, monitores e voluntários) participaram do projeto, no período de agosto de 2019 a abril de 2021, gamificando com sucesso diversos contextos através do RPG. Discussão: Gamificação via RPG mostrou-se uma metodologia eficaz e flexível antes e durante a pandemia da Covid-19, com potencial de unir ciência e arte na formação em licenciatura.