A Convenção dos Direitos da Criança quando surge em 1989 e vem salvaguardar direitos de participação para as crianças, sustenta que elas são atores sociais e com competências políticas, remetendo no seu artigo 12º, para a liberdade da criança em opinar sobre assuntos que a afetam, para que as suas considerações e opiniões sejam ouvidas, defendendo, nesse sentido, a participação das crianças na sociedade, o que contribui para o fortalecimento da cidadania da infância e um dos espaço é a escola. Assim, essa pesquisa tem como objetivo observar e perceber a participação da criança e suas infâncias através da fala, escuta e manifestações no espaço da Educação Infantil e irá se pautar na pesquisa bibliográfica, qualitativa e etnográfica. Os primeiros resultados estão nos documentos bibliográficos analisados, CDC e a Sociologia da Infância pontuam a participação da criança como um direito assegurado, portanto as mesmas deveriam ser consultadas, e ressaltam que participação na escola não é só executando tarefas, mas dialogando e interferindo nas decisões do espaço infantil e esta pesquisa fará parte da Dissertação de Mestre em Educação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.