A EDUCATIONAL ROBOTICS COMO FERRAMENTA PARA TRANSFORMAR VIDAS DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89056 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 12677 "titulo" => "A EDUCATIONAL ROBOTICS COMO FERRAMENTA PARA TRANSFORMAR VIDAS DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A educação é um processo social genérico que se realiza não apenas no fato isolado, mas em uma prática que se possa pôr à margem da vida ou acima dela. Uma proposta para ajudar a construção de um conhecimento mais concreto e eficiente para os discentes é o casamento entre a robótica e a educação. A utilização de robôs como mediador para construção de um conhecimento não é algo recente. O grande percursor desta atividade foi Saymont Papert, ele via no computador as possibilidades de um recurso que atraia as crianças e com isso facilitaria o processo de aprendizagem (PAPERT, 1994).A criação do projeto de robótica na escola surgiu através do interesse de utilizar uma ferramenta que somasse a interdisciplinaridade mais o trabalho coletivo, para atribuir conceitos teóricos como visto em sala de aula nas aulas de física de forma materializada. A prática utilizou conhecimentos tecnológicos atrelados aos conceitos de física, para desenvolver projetos e protótipos, através da metodologia de associação de conteúdo sistemático com os conceitos digitais. Dessa forma, concluo que o conceito educational robotics é eficiente e produz resultados acima do esperado, isso porque além de estimular para que o aluno permaneça na escola, ele também aprende a desenvolver produtos baseados em seus próprios gostos. Essa construção individual e ativa vai muito além do ambiente educacional, ela expande até a formação pessoal e profissional dos estudantes, auxiliando-os em escolhas maiores. Tornando o aluno ativo e protagonista do seu próprio saber e da sua própria história." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12677_TB2226_23092022143136.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ FERNANDA ARAÚJO TRINDADE" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "biafernanda003@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89056 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 12677 "titulo" => "A EDUCATIONAL ROBOTICS COMO FERRAMENTA PARA TRANSFORMAR VIDAS DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A educação é um processo social genérico que se realiza não apenas no fato isolado, mas em uma prática que se possa pôr à margem da vida ou acima dela. Uma proposta para ajudar a construção de um conhecimento mais concreto e eficiente para os discentes é o casamento entre a robótica e a educação. A utilização de robôs como mediador para construção de um conhecimento não é algo recente. O grande percursor desta atividade foi Saymont Papert, ele via no computador as possibilidades de um recurso que atraia as crianças e com isso facilitaria o processo de aprendizagem (PAPERT, 1994).A criação do projeto de robótica na escola surgiu através do interesse de utilizar uma ferramenta que somasse a interdisciplinaridade mais o trabalho coletivo, para atribuir conceitos teóricos como visto em sala de aula nas aulas de física de forma materializada. A prática utilizou conhecimentos tecnológicos atrelados aos conceitos de física, para desenvolver projetos e protótipos, através da metodologia de associação de conteúdo sistemático com os conceitos digitais. Dessa forma, concluo que o conceito educational robotics é eficiente e produz resultados acima do esperado, isso porque além de estimular para que o aluno permaneça na escola, ele também aprende a desenvolver produtos baseados em seus próprios gostos. Essa construção individual e ativa vai muito além do ambiente educacional, ela expande até a formação pessoal e profissional dos estudantes, auxiliando-os em escolhas maiores. Tornando o aluno ativo e protagonista do seu próprio saber e da sua própria história." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12677_TB2226_23092022143136.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ FERNANDA ARAÚJO TRINDADE" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "biafernanda003@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }