O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DA TEORIA: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89092 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 12541 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DA TEORIA: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS" "resumo" => "O novo ensino médio já vem sendo pauta há alguns anos e, efetivamente em 2022 se torna obrigatório nas turmas de 1ª série nas escolas brasileiras, haja vista que a ideia inicial é a de que em 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio seja aplicado em consonância com esse novo formato, enfatizando e respeitando as escolhas do estudante, alinhando-as ao projeto de vida de cada um deles que em processo de maturação ao longo dos anos a serem vividos no referido segmento. Essas mudanças têm exigido uma série de estudos e aprofundamentos acerca dessa nova realidade que nos permeia no cenário educacional brasileiro e dentre as novidades trazidas para o novo formato, os Itinerários formativos surgem como uma possibilidade para que o estudante aprofunde conhecimentos na área de conhecimento que mais acredita ter afinidade, flexibilizando o currículo e possibilitando que o discente alie teoria à prática (incluindo profissional). Ante o exposto, apresentaremos um levantamento bibliográfico acerca da presente temática em análise. Será elencado também um pouco do que a área de Ciências humanas e sociais aplicadas representa nessa nova realidade, alinhado à BNCC, enfatizando sua importância para o desenvolvimento cognitivo e formação de sujeitos críticos e pensantes no século XXI. Por fim, relatamos e refletimos a experiência adquirida na componente curricular do Itinerário formativo intitulado “Mundo em movimento: explorando fatos e contextos” no Colégio Motiva, escola da rede privada da cidade de Campina Grande – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12541_TB2271_27072022235940.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PEREIRA COBEL" "autor_nome_curto" => "LUCAS COBEL" "autor_email" => "lucaasjoao@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO MOTIVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89092 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 12541 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DA TEORIA: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS" "resumo" => "O novo ensino médio já vem sendo pauta há alguns anos e, efetivamente em 2022 se torna obrigatório nas turmas de 1ª série nas escolas brasileiras, haja vista que a ideia inicial é a de que em 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio seja aplicado em consonância com esse novo formato, enfatizando e respeitando as escolhas do estudante, alinhando-as ao projeto de vida de cada um deles que em processo de maturação ao longo dos anos a serem vividos no referido segmento. Essas mudanças têm exigido uma série de estudos e aprofundamentos acerca dessa nova realidade que nos permeia no cenário educacional brasileiro e dentre as novidades trazidas para o novo formato, os Itinerários formativos surgem como uma possibilidade para que o estudante aprofunde conhecimentos na área de conhecimento que mais acredita ter afinidade, flexibilizando o currículo e possibilitando que o discente alie teoria à prática (incluindo profissional). Ante o exposto, apresentaremos um levantamento bibliográfico acerca da presente temática em análise. Será elencado também um pouco do que a área de Ciências humanas e sociais aplicadas representa nessa nova realidade, alinhado à BNCC, enfatizando sua importância para o desenvolvimento cognitivo e formação de sujeitos críticos e pensantes no século XXI. Por fim, relatamos e refletimos a experiência adquirida na componente curricular do Itinerário formativo intitulado “Mundo em movimento: explorando fatos e contextos” no Colégio Motiva, escola da rede privada da cidade de Campina Grande – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12541_TB2271_27072022235940.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PEREIRA COBEL" "autor_nome_curto" => "LUCAS COBEL" "autor_email" => "lucaasjoao@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO MOTIVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }