Atualmente podemos observar muitos estudos e pesquisas sobre a formação do pedagogo e do professor que ensina matemática. Esses profissionais têm função de grande relevância, especialmente porque são, de modo geral, responsáveis pelo ensino da matemática dos primeiros anos da educação básica. Os Cursos de Pedagogia, por sua vez, apresentam baixa carga horária destinada para a matemática. Diante dessas questões, o presente artigo buscou analisar as ementas dos componentes curriculares destinados para o ensino da matemática, nos dois últimos Projetos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, no Campus de Senhor do Bonfim, Bahia. Esta investigação se amparou numa pesquisa com abordagem qualitativa utilizando o método comparativo para levantar as principais igualdades e diferenças entre as duas ementas. Para tanto, contamos com os estudos de Clesar e Giraffa (2020), Moretti e Hillesheim (2018), Valente (2018), Brito (2015), Ponte (2014), Oliveira, Lima e Cavalcanti (2011), Minayo (2001), documentos oficiais do governo federal e estadual, além dos Projetos Pedagógicos do Curso (2008; 2019). Os resultados indicaram igualdade na carga horária (60 horas) e diferenças nas descrições das ementas. Dentre os principais destaques, observamos que a ementa de 2008 priorizava o ensino da matemática na educação básica enfatizando, dentre outros, conteúdos e metodologias. Já a atual ementa de 2019 apresenta uma abrangência menos extensa, entretanto, institui a amplitude de alcance do ensino para os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.