No ato da produção de textos recorre-se a de diversos mecanismos, dentre eles a coesão, principalmente quando essa atividade é proposta aos alunos que em muitos casos não têm segurança no emprego dos conectivos no processo de escrita, então em virtude disso propomos a sugestão de ensino das conjunções adversativas, concessivas e explicativas como mecanismos linguístico de coesão analisando seus efeitos de sentido, a partir, sobretudo, de Furtado da Cunha (2007) e Neves (2001). Bakhtin (1997). Serafini (1992) e Ruiz (2010). Como o objetivo geral: compreender de que forma os alunos empregam as conjunções adversativas, concessivas e explicativas como mecanismos de coesão na produção de Carta do leitor, observando suas implicações semânticas no processo argumentativo. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa – amparada em Minayo (2001), cuja forma de trabalho de campo será a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Thiollent (2009) apresenta algumas teorias. A fim de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado, será usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Bufrem (2010) e Correia (1999), que será imprescindível para, em seguida, proceder à geração de dados, que, por sua vez, será feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além da observação participante, conforme Lüdk e André (1986). Uma vez gerados os dados, estes serão descritos por meio da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Finalmente, será preparada estratégias de ensino, como produto da pesquisa, com o intuito de oferecer aos discentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental uma proposta de ensino das conjunções bem como seus efeitos de sentido e emprego.