DE LÉLIA GONZALEZ A PAULO FREIRE: DIÁLOGOS POR UMA ESCOLA ANTIRRACISTA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89324 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2583 "inscrito_id" => 13906 "titulo" => "DE LÉLIA GONZALEZ A PAULO FREIRE: DIÁLOGOS POR UMA ESCOLA ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho descreve a realização do projeto “De portas abertas: por uma escola antirracista”, desenvolvido em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo, entre os anos de 2021 e 2022, com estudantes dos oitavos e novos anos (Ciclo Autoral). O projeto consistiu em uma abordagem da temática do racismo, a partir da demanda dos próprios educandos. A partir da descrição de suas etapas e seu desenvolvimento, propomos um diálogo entre a concepção de memória, conforme definida por Lélia Gonzalez, importante intelectual negra brasileira, e o conceito de conscientização em Paulo Freire. Nosso intuito é demonstrar como o projeto em questão, ao propor uma intervenção artística no prédio escolar – a saber, nomear as salas de aula em homenagem a personalidades negras do Brasil e do mundo, grafitando-as nas portas das salas – contribuiu para resgatar a memória e a cultura africana e afro-brasileira, fazendo frente ao silenciamento e ao apagamento a que esta memória e cultura foram legados devido ao caráter estrutural do racismo. Trata-se de uma contribuição para a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Além de Gonzalez e Freire, também trazemos ao debate as contribuições de outros intelectuais negros, como Milton Santos, Silvio Almeida, Abdias do Nascimento e Nilma Lino Gomes, com o objetivo de contribuir para pensar como nós, educadores, podemos construir propostas didáticas na educação básica que ajudem a fomentar uma educação e uma escola antirracistas e uma sociedade sem racismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13906_TB2583_07082022220601.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EDILSON" "autor_email" => "edilson.cruz13@unifesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89324 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2583 "inscrito_id" => 13906 "titulo" => "DE LÉLIA GONZALEZ A PAULO FREIRE: DIÁLOGOS POR UMA ESCOLA ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho descreve a realização do projeto “De portas abertas: por uma escola antirracista”, desenvolvido em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo, entre os anos de 2021 e 2022, com estudantes dos oitavos e novos anos (Ciclo Autoral). O projeto consistiu em uma abordagem da temática do racismo, a partir da demanda dos próprios educandos. A partir da descrição de suas etapas e seu desenvolvimento, propomos um diálogo entre a concepção de memória, conforme definida por Lélia Gonzalez, importante intelectual negra brasileira, e o conceito de conscientização em Paulo Freire. Nosso intuito é demonstrar como o projeto em questão, ao propor uma intervenção artística no prédio escolar – a saber, nomear as salas de aula em homenagem a personalidades negras do Brasil e do mundo, grafitando-as nas portas das salas – contribuiu para resgatar a memória e a cultura africana e afro-brasileira, fazendo frente ao silenciamento e ao apagamento a que esta memória e cultura foram legados devido ao caráter estrutural do racismo. Trata-se de uma contribuição para a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Além de Gonzalez e Freire, também trazemos ao debate as contribuições de outros intelectuais negros, como Milton Santos, Silvio Almeida, Abdias do Nascimento e Nilma Lino Gomes, com o objetivo de contribuir para pensar como nós, educadores, podemos construir propostas didáticas na educação básica que ajudem a fomentar uma educação e uma escola antirracistas e uma sociedade sem racismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13906_TB2583_07082022220601.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EDILSON" "autor_email" => "edilson.cruz13@unifesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }