RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRESENTAÇÃO TEATRAL NA DISCIPLINA CRIATIVIDADE NO PPGCIMES/UFPA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89510 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 14264 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRESENTAÇÃO TEATRAL NA DISCIPLINA CRIATIVIDADE NO PPGCIMES/UFPA" "resumo" => "Este artigo apresenta um Relato de Experiência oportunizado pela disciplina obrigatória “Criatividade”, ministrada no Programa de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará” (PPGCIMES/UFPA), em que discentes realizaram uma apresentação teatral do capítulo quatro “Como enxergamos”, do livro A História Secreta da Criatividade, do autor Kevin Ashton. A apresentação compôs a atividade avaliativa “Histórias Inspiradoras”, com o objetivo de compreender as diferentes possibilidades de desenvolvimento da criatividade, como surgem as ideias, identificar a motivação, ambiência, os aspectos e processos criativos envolvidos em cada história, e ainda deveria trazer elementos criativos em sua realização. Para isso, foram produzidos dois cenários: um encenando uma investigação inspirada na série policial britânica Sherlock Holmes, a fim de mostrar como os processos criativos precisam ser de muita pesquisa e investigação para acontecer; e outro com ambiente de laboratório, representando experimentos feitos pelo Dr. Robin Warren até descobrir a bactéria Helicobater Pilory, dois assuntos tratados no capítulo designado. A partir de critérios e indicadores de inovação de NUNES (2015) foram escolhidos os critérios contextualização e impacto. Para materializar isso, foi optado pelo falar paraense para aproximar a plateia da apresentação e utilizada a dramatização como estratégia para a aprendizagem e reflexão para mostrar como às vezes não enxergamos o obvio dos processos criativos em nosso cotidiano. Os resultados, ao encenar de forma lúdica e interativa a atividade, proporcionaram aos discentes o desenvolvimento de sujeitos ativos e aprendizagem significativa do conteúdo estudado, além disso, inspirar trabalhos futuros para a relevância do lúdico na compreensão de texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14264_TB2807_01122022230754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIENE DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JULIENE" "autor_email" => "julienesousa1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89510 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 14264 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRESENTAÇÃO TEATRAL NA DISCIPLINA CRIATIVIDADE NO PPGCIMES/UFPA" "resumo" => "Este artigo apresenta um Relato de Experiência oportunizado pela disciplina obrigatória “Criatividade”, ministrada no Programa de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará” (PPGCIMES/UFPA), em que discentes realizaram uma apresentação teatral do capítulo quatro “Como enxergamos”, do livro A História Secreta da Criatividade, do autor Kevin Ashton. A apresentação compôs a atividade avaliativa “Histórias Inspiradoras”, com o objetivo de compreender as diferentes possibilidades de desenvolvimento da criatividade, como surgem as ideias, identificar a motivação, ambiência, os aspectos e processos criativos envolvidos em cada história, e ainda deveria trazer elementos criativos em sua realização. Para isso, foram produzidos dois cenários: um encenando uma investigação inspirada na série policial britânica Sherlock Holmes, a fim de mostrar como os processos criativos precisam ser de muita pesquisa e investigação para acontecer; e outro com ambiente de laboratório, representando experimentos feitos pelo Dr. Robin Warren até descobrir a bactéria Helicobater Pilory, dois assuntos tratados no capítulo designado. A partir de critérios e indicadores de inovação de NUNES (2015) foram escolhidos os critérios contextualização e impacto. Para materializar isso, foi optado pelo falar paraense para aproximar a plateia da apresentação e utilizada a dramatização como estratégia para a aprendizagem e reflexão para mostrar como às vezes não enxergamos o obvio dos processos criativos em nosso cotidiano. Os resultados, ao encenar de forma lúdica e interativa a atividade, proporcionaram aos discentes o desenvolvimento de sujeitos ativos e aprendizagem significativa do conteúdo estudado, além disso, inspirar trabalhos futuros para a relevância do lúdico na compreensão de texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14264_TB2807_01122022230754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIENE DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JULIENE" "autor_email" => "julienesousa1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }