TRANSFERÊNCIA PLACENTÁRIA DE IMUNOGLOBULINAS: MODELOS TÁTEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCLUSIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89634 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 15583 "titulo" => "TRANSFERÊNCIA PLACENTÁRIA DE IMUNOGLOBULINAS: MODELOS TÁTEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia didática inclusiva para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a transferência placentária de imunoglobulinas. A relevância do trabalho se deve, principalmente, à busca por uma educação inclusiva no ensino de imunologia. Essa disciplina é composta de mecanismos complexos e abstratos, por consequência, os estudantes de maneira geral, sejam eles videntes ou com deficiências visuais, demonstram certa dificuldade no seu completo entendimento. Por isso, esse trabalho propõe o uso de metodologias alternativas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, com o objetivo de promover incentivo e inclusão dentro da sala de aula, para que assim, ao menos parte dos direitos educacionais previstos por lei sejam assegurados. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento da estratégia, constituída pela produção dos modelos relacionados ao processo de transferência de anticorpos pela placenta, feitos em massa de biscuit e materiais reciclados, e a construção de um manual de orientação da apresentação dos modelos. A metodologia proposta pelo trabalho contribui para otimizar o processo de aprendizagem da disciplina de imunologia de maneira inclusiva, e desse modo, alcançou os objetivos indicados pela pesquisa e evidenciou ser uma possibilidade viável para resolver parte da problemática apresentada, ainda que a validação do material seja parte da perspectiva de realizar um futuro trabalho de avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15583_TB2948_05122022210537.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS VIEIRA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "Taís V Paixão" "autor_email" => "paixaotais2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89634 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 15583 "titulo" => "TRANSFERÊNCIA PLACENTÁRIA DE IMUNOGLOBULINAS: MODELOS TÁTEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia didática inclusiva para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a transferência placentária de imunoglobulinas. A relevância do trabalho se deve, principalmente, à busca por uma educação inclusiva no ensino de imunologia. Essa disciplina é composta de mecanismos complexos e abstratos, por consequência, os estudantes de maneira geral, sejam eles videntes ou com deficiências visuais, demonstram certa dificuldade no seu completo entendimento. Por isso, esse trabalho propõe o uso de metodologias alternativas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, com o objetivo de promover incentivo e inclusão dentro da sala de aula, para que assim, ao menos parte dos direitos educacionais previstos por lei sejam assegurados. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento da estratégia, constituída pela produção dos modelos relacionados ao processo de transferência de anticorpos pela placenta, feitos em massa de biscuit e materiais reciclados, e a construção de um manual de orientação da apresentação dos modelos. A metodologia proposta pelo trabalho contribui para otimizar o processo de aprendizagem da disciplina de imunologia de maneira inclusiva, e desse modo, alcançou os objetivos indicados pela pesquisa e evidenciou ser uma possibilidade viável para resolver parte da problemática apresentada, ainda que a validação do material seja parte da perspectiva de realizar um futuro trabalho de avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15583_TB2948_05122022210537.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS VIEIRA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "Taís V Paixão" "autor_email" => "paixaotais2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }