A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89999 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3379 "inscrito_id" => 9493 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo abordar o contexto sobre a inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e as perspectivas pedagógicas. A terminologia utilizada atualmente, nos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Apesar da legislação brasileira reconhecer o aluno com AH/SD como público-alvo da Educação Especial, os sistemas educacionais permanecem insensíveis, principalmente quanto à formação continuada dos profissionais da educação. O fio condutor para entretecer as reflexões dessa temática, fundamenta-se no âmbito do conceito, identificação e presença desses estudantes em sala de aula, bem como, atividades desenvolvidas. O estudo leva a compreender que a presença ainda é tímida, o atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação é algo ainda visto pelo sistema escolar de forma muito complexa, repleto de barreiras e exclusão. A abordagem metodológica para o estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de estudos com materiais já produzidos como artigos, livros, revistas etc. Para consolidar o texto foi elaborado um questionário on-line, socializado no Google Forms, com a profissional da Secretaria da Educação do município. Assim, percebemos, ainda dificuldade para a inclusão desses alunos, até mesmo por muitas vezes não são identificados como já mencionado, deixando o aluno sem o suporte pedagógico necessário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9493_TB3379_10082022222242.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AUREA CRUZ" "autor_email" => "aureaeduc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89999 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3379 "inscrito_id" => 9493 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo abordar o contexto sobre a inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e as perspectivas pedagógicas. A terminologia utilizada atualmente, nos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Apesar da legislação brasileira reconhecer o aluno com AH/SD como público-alvo da Educação Especial, os sistemas educacionais permanecem insensíveis, principalmente quanto à formação continuada dos profissionais da educação. O fio condutor para entretecer as reflexões dessa temática, fundamenta-se no âmbito do conceito, identificação e presença desses estudantes em sala de aula, bem como, atividades desenvolvidas. O estudo leva a compreender que a presença ainda é tímida, o atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação é algo ainda visto pelo sistema escolar de forma muito complexa, repleto de barreiras e exclusão. A abordagem metodológica para o estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de estudos com materiais já produzidos como artigos, livros, revistas etc. Para consolidar o texto foi elaborado um questionário on-line, socializado no Google Forms, com a profissional da Secretaria da Educação do município. Assim, percebemos, ainda dificuldade para a inclusão desses alunos, até mesmo por muitas vezes não são identificados como já mencionado, deixando o aluno sem o suporte pedagógico necessário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9493_TB3379_10082022222242.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AUREA CRUZ" "autor_email" => "aureaeduc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }