O artigo descreve práticas de formação realizadas com uma equipe de formadoras de professores da Rede Colaborativa de Formação Continuada – Equipe Anos Iniciais, da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. O trabalho tem como objetivo apresentar o percurso formativo e o impacto gerado tanto nas relações interpessoais quanto no fazer docente enquanto formadoras de professores. A primeira etapa formativa se deu por meio de encontros virtuais e posteriormente presenciais, tendo como espaço colaborativo a plataforma Google Sala de Aula. Durante as formações buscou-se discutir sobre conhecimentos acerca da inteligência emocional, dos diferentes perfis comportamentais no ambiente do trabalho e aplicar ferramentas que contribuíssem para o autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os dados são apresentados e discutidos tendo como base o questionário enviado antes da formação, os relatos das formadoras durante e após as formações e a análise do resultado dos perfis comportamentais (ferramenta aplicada na formação). Duas questões importantes do questionário aplicado referem-se à satisfação no desempenho de formadora de professores e o quanto se sentem valorizadas pelos cursistas, o resultado aponta que há algum desconforto acerca do seu fazer. Como principais resultados, percebemos uma postura diferenciada frente às demandas formativas, na interação com os cursistas e fortalecimento da relação interpessoal.