A presença de temáticas envolvendo a sexualidade humana no espaço escolar pode ser entendida por um movimento histórico, ideológico e entrelaçado em uma rede de relações de poder. Nesse sentido, o ensino de ciências acabou por ser diretamente envolvido nessas relações quando foi instituído como área “autorizada” a falar/ensinar sobre a sexualidade. Nesse contexto, surge a seguinte questão de pesquisa: A partir de teses e dissertações que abordam o ensino de ciências, quais concepções de educação em sexualidade estão presentes nas mesmas? Assim, buscando conhecer e refletir sobre essa relação surge a presente proposta de pesquisa, que se caracteriza como do tipo Estado da Arte e busca investigar, nas produções acadêmicas da pós-graduação brasileira que envolvam ensino de ciências e educação em sexualidade, suas características e tendências no decorrer do tempo, no período compreendido entre 1972-2020. Dessa forma houve a definição do “corpus documental” levantado a partir do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (Cedoc), da Universidade Estadual de Campinas – (Unicamp), a Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações da Capes, por fim houve uma busca em recuperar essas pesquisas para que em outro momento possam ser analisadas. Como resultado foram identificadas 188 trabalhos (entre dissertações e teses), porém, só foram recuperados 107. Com isso, durante a pesquisa notou-se uma dificuldade em localizar alguns artigos antigos, mostrando a importância de resgatar e digitalizar pesquisas mais antigas e inseri-las em uma base de dados para a conservação desse tipo de informação, que é imprescindível para um estudo analítico, como esse.