EDUCAÇÃO EM SOLOS COMO FERRAMENTA PARA CIDADANIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90412 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4040 "inscrito_id" => 16951 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS COMO FERRAMENTA PARA CIDADANIA" "resumo" => "A educação em solos é um ramo das ciências agrárias que visa popularizar o conhecimento científico sobre o solo e originar formas mais adequadas de representação social sobre o mesmo. A ciência do solo é um campo do saber fortemente dominado pelo paradigma cartesiano, de forma que o solo geralmente é abordado como elemento da produção agropecuária, sem qualquer outra relação ambiental ou função, e é sempre retratado no meio rural, como se não houvesse solo no meio urbano. Esta forma de abordagem, presente deste os livros didáticos até a grande mídia, impede a construção de conhecimento crítico, que permita ao estudante atuar em seu local de vivência em prol da conservação ambiental. O solo possui inúmeras funções ambientais e integra diversos ciclos da natureza inclusive o ciclo hidrológico. É por isso que não é possível falar em água de qualidade sem falar do solo e o uso que está lhe sendo conferido. Desta forma, não é possível falar em sustentabilidade ambiental sem antes falar do solo, base da maioria dos ecossistemas emersos no planeta. A proposta deste trabalho é uma abordagem mais completa, na qual se evidencie que o solo, assim como a água e o ar, pertence a todos os indivíduos. Por meio da educação ambiental crítica é possível preparar cidadãos capazes de interferir em suas realidades locais, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento regional e humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16951_TB4040_04092022150654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "Nilvania" "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90412 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4040 "inscrito_id" => 16951 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS COMO FERRAMENTA PARA CIDADANIA" "resumo" => "A educação em solos é um ramo das ciências agrárias que visa popularizar o conhecimento científico sobre o solo e originar formas mais adequadas de representação social sobre o mesmo. A ciência do solo é um campo do saber fortemente dominado pelo paradigma cartesiano, de forma que o solo geralmente é abordado como elemento da produção agropecuária, sem qualquer outra relação ambiental ou função, e é sempre retratado no meio rural, como se não houvesse solo no meio urbano. Esta forma de abordagem, presente deste os livros didáticos até a grande mídia, impede a construção de conhecimento crítico, que permita ao estudante atuar em seu local de vivência em prol da conservação ambiental. O solo possui inúmeras funções ambientais e integra diversos ciclos da natureza inclusive o ciclo hidrológico. É por isso que não é possível falar em água de qualidade sem falar do solo e o uso que está lhe sendo conferido. Desta forma, não é possível falar em sustentabilidade ambiental sem antes falar do solo, base da maioria dos ecossistemas emersos no planeta. A proposta deste trabalho é uma abordagem mais completa, na qual se evidencie que o solo, assim como a água e o ar, pertence a todos os indivíduos. Por meio da educação ambiental crítica é possível preparar cidadãos capazes de interferir em suas realidades locais, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento regional e humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16951_TB4040_04092022150654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "Nilvania" "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }