Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMNETAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

No ano de 1994 a Declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atividades discriminatórias e que os alunos com necessidades educacionais específicas devem ter acesso à escola regular. No entanto, ainda é possível visualizar que a efetivação de uma educação inclusiva é um desafio para escolas regulares. Neste trabalho, pretende-se focalizar a oferta da educação especial para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo precípuo refletir sobre os desafios da Educação Inclusiva nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos consistem em: Identificar as concepções de pessoa com deficiência a partir de aspectos históricos do Brasil. Discutir as políticas públicas que tratam da educação especial numa perspectiva de uma Educação Inclusiva. Compreender a Educação Especial como um direito de todos os alunos com deficiência. Para isso, levamos em consideração aspectos históricos e políticos do Brasil, tendo em vista as lutas por uma educação inclusiva como marco para se pensar no caminho trilhado da Educação Especial até os dias atuais. A metodologia adotada parte de uma revisão bibliográfica acerca da história da Educação Especial numa perspectiva da inclusão. Também partiremos de um relato de experiência de uma pedagoga que atua nos anos finais do ensino fundamental. Tomaremos como aporte teórico, em um primeiro momento os marcos legais para a Educação Inclusiva, a saber, Declaração de Salamanca (1994), BNCC-Base Nacional Comum Curricular (2018). Política Nacional para Educação Inclusiva, Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996). Acerca do conceito de deficiência, nos sustentamos nos estudos de Débora Diniz (2017), Jannuzzi (2006), dentre outras.

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