Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90678
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4394
    "inscrito_id" => 13869
    "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13869_TB4394_05122022120040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO DARTAGNAN ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ITALO"
    "autor_email" => "dalmeida.italo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90678
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4394
    "inscrito_id" => 13869
    "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13869_TB4394_05122022120040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO DARTAGNAN ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ITALO"
    "autor_email" => "dalmeida.italo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.