EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90678 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4394 "inscrito_id" => 13869 "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13869_TB4394_05122022120040.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO DARTAGNAN ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ITALO" "autor_email" => "dalmeida.italo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90678 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4394 "inscrito_id" => 13869 "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PADLET COMO UM RECURSO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS AFINS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13869_TB4394_05122022120040.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO DARTAGNAN ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ITALO" "autor_email" => "dalmeida.italo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }