Depois do processo de pandemia no mundo, deparamos com situações relevantes nas questões de educação emocional, sendo também refletidos nas situações que relativas ao campo escolar, ou seja, corpo docente, equipe gestora e principalmente nos estudantes adolescentes. Sendo essa fase da vida primada por complexidades biológicas, psicológicas e sociais. Pensando nisso, foram realizadas ações de valorização da vida, por intermédio de oficinas pedagógicas que centraliza suas reflexões na inteligência e educação emocional, atestando assim que o papel da escola é tornar as problemáticas dos aprendizes uma prioridade a ser resolvida por todos. O objetivo das oficinas é refletir e mostrar aos estudantes do ensino fundamental dos anos finais formas de solução para enfrentar as situações que reverbera na saúde mental e na sua aprendizagem. Como procedimento metodológico foi realizado em primeiro momento ações de acolhida e apresentação do projeto geral pela vida, após isso foi realizado uma palestra com o corpo docente, ministrada por uma psicóloga. E a última etapa foi a realização das oficinas pedagógicas com seis turmas de anos variados da escola, focando principalmente no grupo que há situações mais críticas quanto à desarranjos emocionais. Como resultados são percebidos nos estudantes a carência de acolhimento e uma fragilidade emocional, muitas vezes só percebida quando se deparam com reflexão sobre a vida e suas problemáticas. Logo, a escola deve se responsabilizar pela saúde mental dos seus estudantes, mesmo que seja para fazer encaminhamentos e atitudes psicopedagógicas em dado momento. Porém é importante lembrar que questões de valorização da vida e respeito das opiniões dos adolescentes