O presente trabalho consiste em um levantamento do estado da arte das pesquisas realizadas em relação ao teletandem. Foi feito um estudo de revisão da literatura, de caráter descritivo e abordagem qualitativa dos dados sobre as teses e dissertações relacionados ao teletandem. O teletandem é uma forma colaborativa de aprender e ensinar línguas adicionais que tem se popularizado no mundo e no Brasil, por isso consideramos importante conhecer os trabalhos que tratam sobre esse tema, já que temos pesquisado a esse respeito e pretendemos dar continuidade ao processo de investigação com base no aspecto multimodal que existe na referida forma de interação. Diante dos resultados obtidos foram feitas algumas reflexões a respeito dos pontos relevantes relacionados ao tema em questão, no que se refere à concentração da maioria das pesquisas em uma região específica do país, bem como a predominância dos participantes universitários na maioria das pesquisas realizadas e, também a multimodalidade como tema de interesse relacionado às pesquisas desenvolvidas pelos autores do trabalho. As principais bases teóricas que usamos para construção do nosso trabalho foram: Telles (2009), Rammé (2014), Benedetti (2010). Nossa busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, bem como foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos para que, assim fosse possível traçar o panorama dos trabalhos de pesquisa realizados.