POLÍTICAS INCLUSIVAS VIGENTES NA ESCOLA CAMPO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO APOIO ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91040 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4922 "inscrito_id" => 9917 "titulo" => "POLÍTICAS INCLUSIVAS VIGENTES NA ESCOLA CAMPO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO APOIO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho consiste em um relato das vivências e análises realizadas no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar desenvolvido no Curso de Pedagogia da UFCG, no ano de 2022, que visa refletir sobre as práticas e os principais desafios enfrentados pela gestão da escola campo no que tange às políticas da educação inclusiva. O presente texto tem como objetivo analisar a atuação do profissional de apoio escolar que acompanha as crianças em situação de deficiência durante o período de aula, para tanto, visou-se caracterizar esse profissional com base nas instruções normativas que baseiam os documentos legais, nacionais e do município de Campina Grande/Paraíba, registrando os desafios apontados pela gestão escolar no que tange a educação inclusiva, além de oferecer uma perspectiva na realidade das políticas inclusivas, visitando os documentos legais, editais de seleção e normativas emitidas pelo município. Trata-se de uma escola municipal, que atende as etapas da educação infantil – Pré II- e o Ensino Fundamental completo, 10% dos alunos matriculados estão em alguma situação de deficiência e conta com 13 profissionais de apoio escolar. O relato está fundamentado na análise dos documentos regulamentadores da política inclusiva e nas entrevistas semiestruturadas realizadas com a gestora da escola, gestora adjunta e orientadora educacional. Foi identificado irregularidades, quando comparados documentos nacionais regentes, no que se refere a atuação desse profissional, como a responsabilização de produção de material pedagógico, sobrecarga de alunos atendidos pelo mesmo profissional, além de excesso de funções e horários que extrapolam a carga horária de contratação. A gestão escolar aponta como um dos maiores desafios no trabalho a ausência de formação especializada dos profissionais, considerando a necessidade de produção de relatórios técnicos sobre a atuação e desenvolvimento das crianças atendidas e os conflitos entre famílias que reivindicam o profissional de forma individualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9917_TB4922_03102022230702.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE BEATRIZ DE FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ELAYNE FARIAS" "autor_email" => "ellaynefariass@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91040 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4922 "inscrito_id" => 9917 "titulo" => "POLÍTICAS INCLUSIVAS VIGENTES NA ESCOLA CAMPO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO APOIO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho consiste em um relato das vivências e análises realizadas no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar desenvolvido no Curso de Pedagogia da UFCG, no ano de 2022, que visa refletir sobre as práticas e os principais desafios enfrentados pela gestão da escola campo no que tange às políticas da educação inclusiva. O presente texto tem como objetivo analisar a atuação do profissional de apoio escolar que acompanha as crianças em situação de deficiência durante o período de aula, para tanto, visou-se caracterizar esse profissional com base nas instruções normativas que baseiam os documentos legais, nacionais e do município de Campina Grande/Paraíba, registrando os desafios apontados pela gestão escolar no que tange a educação inclusiva, além de oferecer uma perspectiva na realidade das políticas inclusivas, visitando os documentos legais, editais de seleção e normativas emitidas pelo município. Trata-se de uma escola municipal, que atende as etapas da educação infantil – Pré II- e o Ensino Fundamental completo, 10% dos alunos matriculados estão em alguma situação de deficiência e conta com 13 profissionais de apoio escolar. O relato está fundamentado na análise dos documentos regulamentadores da política inclusiva e nas entrevistas semiestruturadas realizadas com a gestora da escola, gestora adjunta e orientadora educacional. Foi identificado irregularidades, quando comparados documentos nacionais regentes, no que se refere a atuação desse profissional, como a responsabilização de produção de material pedagógico, sobrecarga de alunos atendidos pelo mesmo profissional, além de excesso de funções e horários que extrapolam a carga horária de contratação. A gestão escolar aponta como um dos maiores desafios no trabalho a ausência de formação especializada dos profissionais, considerando a necessidade de produção de relatórios técnicos sobre a atuação e desenvolvimento das crianças atendidas e os conflitos entre famílias que reivindicam o profissional de forma individualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9917_TB4922_03102022230702.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE BEATRIZ DE FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ELAYNE FARIAS" "autor_email" => "ellaynefariass@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }