A formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, constitui elemento de fundamental importância para a construção de um trabalho que contemple o pleno desenvolvimento da criança em sua integralidade. Dessa forma, necessário se faz promover formações permanentes que possibilitem a realização uma reflexão sobre o fazer pedagógico numa perspectiva que considere a diversidade presente nas instituições escolares. A discussão em torno da temática das relações Étnico Raciais desde Educação Infantil, é um importante mecanismo de combate às desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira. Em um país, cujas estatísticas educacionais apontam para um aprofundamento das desigualdades entre negros e brancos, tanto em relação ao acesso, quanto à permanência no sistema de ensino, é imprescindível, realizar formações que fomentem discussões e práticas pedagógicas que contemplem as questões de etnia, uma vez que estudos e pesquisas apontam para uma grande lacuna que ainda nos dias de hoje se apresenta de forma latente na educação brasileira. Esse trabalho apresenta uma experiência de formação continuada realizada no Município de Campinas/SP, para Agentes e Monitores da Educação Infantil em uma escola que atende a crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, localizada na Região Sudoeste, cujo objetivo foi o de se discutir e refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais, dentre elas às vinculadas à discussão das Relações Étnicos Raciais no sistema de ensino campineiro. A Experiência contou com um aprofundamento das discussões contando com diversos aportes textuais, vídeos, imagens, contextualizações, dentre outros, gerando ações e reflexões no interior das unidades escolares envolvidas, sendo avaliada como positiva por parte dos indivíduos que dela participaram.