A aprendizagem da leitura e da escrita trata-se de um processo que tem início bem antes da vida escolar e apresenta diferentes desafios, sejam sociais, pessoais e até estruturais, contudo outro desafio surge frente a necessidade de obtenção de bons resultados para a avaliação externa do estado do Ceará, o Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (SPAECE), assim, esta produção tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento tendo em vista a eficácia de seus métodos frente à necessidade da obtenção de bons resultados no SPAECE. A abordagem metodológica pauta-se na pesquisa qualitativa (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009) e se caracteriza por uma pesquisa de campo e a bibliográfica (SEVERINO, 2007). Fundamenta-se nas produções de Ferreiro e Teberosky (1984), Curto (2009), Saul (2015), Franco (2012) e Veiga (1988). Seus resultados consideram que a avaliação enquanto estiver numa perspectiva de controle, poderá até obter bons resultados quantitativo, mas os qualitativos ficarão à mercê dos números positivos que o Estado precisa exibir.