O presente artigo é o resultado de uma experiência pedagógica sobre literatura e o ensino da leitura nos anos iniciais numa perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, o referido estudo teve como objetivo analisar o uso da literatura na sala de aula numa perspectiva interdisciplinar tomando como princípio pedagógico a aprendizagem significativa de alunos do 5º ano do ensino fundamental I. A pesquisa teve como lócus de investigação a Escola Municipal Joaquim Delvito, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte e teve como sujeitos de pesquisa alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Em relação aos pressupostos teóricos, o trabalho tomou como referencial, as discussões de Bamberger (1988), Zilberman (2003), Kleiman (1995), Fazenda (2008; 1991), entre outros. Para a efetivação do estudo em questão, constituiu-se de oficina de leitura, rodas de leitura, discussões, fotografias, observações em sala de aula, sarau, anotações de campo, relatos, como também trabalhos teóricos sobre a temática abordada. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o trabalho com a literatura é relevante, uma vez que permite desvendar concepções sobre as faces da leitura, incluindo aspectos formadores de um indivíduo, que por meio da literatura clássica, torna-se um sujeito crítico e também consciente em relação ao poder da leitura e da escrita, contribuindo assim para o seu processo de formação. Além do mais, ampliou o fazer da prática docente, bem como despertou a curiosidade, o interesse, a entonação das palavras e a criatividade do público alvo em questão.