O presente trabalho visa apresentar uma proposta didática de ensino da literatura no 9° ano do Ensino Fundamental- Anos Finais da Educação Básica. Nesse sentido, a projeto viabiliza a formação do leitor crítico, bem como fornece uma possibilidade de construir no educando o processo de letramento literário. Além disso, a partir da sequência básica, tem-se também o objetivo de oferecer subsídios para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura literária. Desse modo, pelo aporte de teórico de Cosson (2011), de Zilberman (1990) e da BNCC (2017), a metodologia se concretizará com o desenvolvimento do modelo de sequência básica, tomando como referência a leitura da obra Dom Casmurro, Machado de Assis, a fim de desenvolver habilidades de leitura e de oralidade que são preconizados nos documentos oficias. Ressalta-se ainda que o suporte tecnológico foi um recurso importante para que o aluno pudesse desenvolver o trabalho final da sequência, alinhando o ensino da literatura ao contexto de educação a partir da tecnologia assim como observa-se na Base Nacional Comum Curricular. Por fim, como resultado final do processo, contempla-se a produção de um capítulo de radionovela, em que os discentes praticaram o processo de interpretação a partir da oralidade, bem como estabeleceram uma versão final de Capitu para a obra machadiana