Este trabalho tem como objetivo compreender os usos de uma biblioteca, no cotidiano de uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Recife. O caminho metodológico segue uma perspectiva qualitativa de pesquisa com um viés etnográfico. Os dados foram coletados a partir de observações do cotidiano da biblioteca, especificamente, dos seus usos pelos diversos agentes escolares, como também, das atividades desenvolvidas com turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Realizamos entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudios, e os dados coletados foram analisados com base na discussão sobre a “fabricação” do cotidiano de Michel de Certeau (1998). No referencial teórico desta pesquisa, utilizamos estudos desenvolvidos sobre Biblioteca, Biblioteca Escolar, Leitura e Cotidiano escolar (GALLIAN, CERTEAU, CHARTIER, MANGUEL, PETIT, COSSON, FERREIRA, CAMPELLO), além de documentos oficiais (Manifesto IFLA/UNESCO, LEI 12.244/10). A Biblioteca escolar estudada possui uma professora responsável pelo seu funcionamento, em cada turno, e é utilizada por diversos agentes escolares. A partir dos dados obtidos, constatamos que nela existe uma diversificada e dinâmica rotina que é composta, principalmente, de atividades que visam o desenvolvimento da formação leitora dos alunos. No entanto, também percebemos que a biblioteca escolar foi bastante utilizada pelos diferentes agentes escolares e com diversas finalidades. A escola possuía, em seu planejamento anual, diversos projetos, que interferiram diretamente em grande parte das atividades realizadas dentro do espaço da biblioteca da escola. Embora bastante utilizada por diversos agentes escolares e tendo em vista a existência de um acervo de qualidade e de uma boa estrutura física e tecnológica, identificamos que poderia existir uma maior diversidade de atividades, mediadas pelas professoras responsáveis pela biblioteca e pelos demais agentes da escola, que envolvesse os estudantes, familiares e comunidade, que favoreceriam os encontros com a leitura, podendo contribuir, de forma mais satisfatória, com o processo de formação leitora.