Este estudo discute o instrumento Flauta doce como incentivo a leitura no município de Caruaru-PE, como incentivar o estudante a leitura como questão norteadora: de que forma, a flauta doce pode incentivar a leitura em uma biblioteca escolar? Nesse sentido a pesquisa em Educação musical no Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais, relação da Prática com a teoria na educação musical, a fim de compreendermos a realidade que nos propomos estudar. Quanto ao objetivo foi o de compreender que tipo de estratégias utilizado em uma biblioteca para estimular o estudante a ler, utilizar no fazer pedagógica a flauta doce na biblioteca para ressignificação da prática da leitura. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem, utilizando-se como técnica de coleta de dados com a, entrevista semiestruturada e instrumentos estruturados (questionários). A análise dos dados partiu dos discursos de Bardin, através do método de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a biblioteca escolar junto com o instrumento flauta doce contribui com o ler com mais fluidez, aprender a tocar um instrumento musical aprender os gêneros literários, apresentam lacunas positiva na perspectiva de um trabalho pedagógico diferenciado, o ensino flauta doce junto à leitura despertou no estudante a importância de ler e aprender tocar o instrumento a flauta doce. Também evidenciam a falta de qualificação profissional em relação ao profissional de música na biblioteca. Conclui-se que é preciso que espaços sejam abertos para que os estudantes possam participar na construção e tomada nos projetos políticos pedagógicos, no que se refere a sua educação escolar.