As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cenário escolar, nas práticas docentes e no cotidiano dos educandos, principalmente, no período de pandemia da COVID-19. Os desafios no processo de ensino, precisaram ser enfrentados de forma urgente, sem um planejamento prévio. As rotinas pedagógicas presenciais deram espaço a estratégias alternativas que fortaleceram a importância das tecnologias, sendo o ensino remoto, uma alternativa possível. Surge, neste contexto, indagações diversas, particularmente, referentes às possibilidades, ou não, de alfabetizar crianças de modo remoto e ainda, que estratégias seriam possíveis, em uma perspectiva do letramento digital. Diante dessa problemática foi desenvolvida uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar a implementação das estratégias de ensino remoto na alfabetização de crianças, em uma perspectiva do letramento digital, numa escola pública municipal de Tibau do Sul/RN com auxílio do aplicativo do WhatsApp. Neste trabalho, apresentamos um recorte do estudo, referente aos desafios e possibilidades identificadas no processo de implementação do ensino remoto emergencial numa turma de alfabetização no ano de 2020. A pesquisa ressaltou que os recursos digitais ajudam no processo de aprendizagem e consideraram que as aulas remotas pelo WhatsApp foram significativas e importantes. A análise dos dados permitiu evidenciar que é possível desenvolver estratégias de ensino remoto na alfabetização, mesmo que de forma emergencial, garantindo que as crianças mantenham o contato com a escola e as várias linguagens, verbais e não-verbais, de maneira a adquirir habilidades do letramento digital, ao interagirem com diversos recursos multimodais. Como desafios a pesquisa revelou: obter feedback dos alunos, manter laços de proximidade na relação professor-aluno, acompanhar a mediação realizada pelos pais e o processo de ensino aprendizagem no percurso da intervenção. Quanto às possibilidades: valorização do trabalho docente, desenvolvimento de estratégias de ensino inovadoras, maior vínculo com os pais, aquisição pelas crianças, de habilidades relacionadas ao letramento digital.