Esta pesquisa apresenta o processo de revisão textual de fábulas produzidas por uma díade de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, em Alagoas. O estudo tem por objetivo analisar os manuscritos e os diálogos enunciados pelos alunos inseridos numa escrita colaborativa. Alinhado ao campo de estudos da Genética Textual (GT), da escrita colaborativa (EC), das rasuras e da textualidade, realizou-se uma análise dos seguintes aspectos: a colaboração no planejamento do texto; a colaboração na composição do gênero textual; e a textualidade nas produções. O processo que envolveu a revisão e a reescrita da 2ª versão de fábulas produzidas pelas díades foi registrado através de recursos audiovisuais com a finalidade de investigar toda a colaboração que não só revela as inquietudes dos alunos enquanto escrevem, mas os elementos paralinguísticos que se consolidam a escrita a dois. O corpus analisado neste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída em 2018. Analisamos o processo colaborativo de uma das díades fazendo uma reflexão entre manuscrito e texto dialogal e constatamos o envolvimento nas interações dos alunos, bem como o olhar avaliativo deles frente ao texto que escreveram.