A Linguística Aplicada (LA) está presente em todo processo de ensino aprendizado, têm como característica principal a transdisciplinaridade, investiga problemas de uso da linguagem e suas aplicações sociais. Abordaremos, portanto, neste trabalho, a aplicação da LA ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de uma breve discussão acerca do histórico da LA e da educação de surdos, cultura surda e o ensino bilíngue como norteadores no processo de ensino-aprendizagem da Libras. Para tal, os procedimentos metodológicos do estudo foram por meio de pesquisas bibliográficas. A base deste estudo encontra-se nas produções de Moita Lopes (2006), Celani (1998), Cavalcante (1996), Scheifer (2013), Quadros (2007) e outros. Esse artigo está organizado em quatro seções, na primeira seção faremos uma contextualização da LA, definindo o objeto de estudo da LA, citaremos também dois autores Moita Lopes (2006) e Celani (1998) que divergem quanto ao caráter da LA, mas concordam a respeito do objeto de estudo, ainda no primeiro capítulo será feita uma abordagem histórica da LA no mundo e no Brasil; na segunda seção apresentaremos um breve histórico da educação dos surdos; já no terceiro capítulo abordamos sobre a cultura surda e sua relação com a LA, a última seção é referente a Libras. A partir desse trabalho foi possível percebermos a contribuição da LA no ensino da Libras, pois a LA não é uma ciência engessada, ela não dita regras e metodologias corretas no ensino de línguas, até porque não existe um modelo certo ou errado.