RESUMO Uma teoria da aprendizagem é a representação do ponto de vista de um autor sobre como ele interpreta o tema aprendizagem, ou seja, são construções humanas idealizadas em um determinado contexto com a intenção de interpretar de maneira sistemática a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo apresentar conceitos relevantes e contribuições dos modelos teóricos propostos por David Ausubel (aprendizagem significativa) e Lev Vygotsky (teoria sociointeracionista) para a educação profissional e tecnológica, por meio de uma revisão. Para esta intenção contextualizamos a teoria da aprendizagem significativa a partir dos conceitos de estrutura cognitiva, ancoragem, subsunçores, aprendizagem mecânica e organizadores prévios. No que tange a teoria sociointeracionista, abordamos os processos mentais, instrumentos, signos, internalização e zona de desenvolvimento proximal. E por fim, buscamos analisar, contextualizar e descrever contribuições que esses dois teóricos podem trazer para a educação profissional e tecnológica. Como método de pesquisa utilizamos a bibliográfica, analisamos os dados a partir das discussões suscitadas em livros, dissertações, artigos e revistas. Em nossas pesquisas, procuramos os estudos fundamentados nos pressupostos das teorias de Ausubel e Vygotsky, através destes fizemos uma análise dos principais conceitos trabalhados pelos autores, que na nossa visão podem potencializar a educação e em especial a Educação Profissional e Tecnológica, a cognição dos educandos e os processos de ensino-aprendizagem. Diante do exposto percebemos que as teorias de Vygotsky e Ausubel podem oferecer contribuições para a educação profissional e tecnológica através das práticas pedagógicas corroborando com uma perspectiva mais emancipadora dos sujeitos, que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, uma maior integração entre teoria e prática, valorização da diversidade cultural, dentre outras nuances.