SANTOS, Thalisson Samuel Silva Dos. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94665>. Acesso em: 22/11/2024 14:09
A violência é um fenômeno complexo e pluricausal, resultado da interação de vários fatores, sendo fundamental entender cada um destes para se construir planos de intervenção e políticas públicas eficientes para enfrentar todas as dimensões deste problema. No ambiente escolar, produz enorme impacto na saúde e na educação de muitos cidadãos, e sua superação exige o envolvimento de todos os setores da sociedade, neste caso, especialmente a escola, pais, comunidade e as instituições públicas, participando tanto na produção de conhecimento e na disseminação dessas informações, como na elaboração e implementação de ações preventivas de enfrentamento da violência e na construção de redes intersetoriais que possibilitem uma atenção integral a todos os aspectos que a determinam. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da aplicação de um projeto de intervenção intitulado "De mãos dadas com a educação: Promovendo a cultura da paz", que teve por objetivo minimizar os principais causadores do fenômeno da violência dentro das escolas públicas estaduais do município de Manacapuru, através de atividades psicoeducativas com pais e alunos, abordando os vários aspectos do fenômeno da violência, bem como capacitação de professores e pedagogos em mediação de conflitos por meio da técnica "Justiça Restaurativa", tudo isso tendo colaboração intersetorial na execução. Houve como resultado um aumento na denúncia de casos de violência e bullying, contudo, com uma diminuição nos casos de agressão física, indicando que a abordagem da promoção da cultura da paz é adequada e eficaz para lidar com um fenômeno tão complexo como a violência, já que propõe mudanças profundas e estruturais na sociedade que são necessárias para o sucesso das políticas de enfrentamento deste problema.