PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94671 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 4283 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4283_TB29_06052023111759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIARA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAIARA LIMA" "autor_email" => "laiara.l@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94671 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 4283 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4283_TB29_06052023111759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIARA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAIARA LIMA" "autor_email" => "laiara.l@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }