GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO A ESSAS TEMÁTICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95694 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1377 "inscrito_id" => 12053 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO A ESSAS TEMÁTICAS" "resumo" => "O mundo contemporâneo tem experimentado a organização de setores sociais que buscam a efetivação e reconhecimento das suas diferenças compreendidas como constituinte da própria condição humana. Nesse contexto, a educação assume relevância pois, ela é compreendida como impulsionadora da inclusão e agenciadora social para a igualdade de oportunidade propiciando fraturas em nossa sociedade marcada pelo preconceito, discriminação e violências especialmente no que tange as questões de gênero e sexualidade. A pesquisa realizou uma breve reflexão acerca da necessidade do debate da diversidade de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Para embasar essa discussão, utilizamos a aplicação de um questionário semiestruturado como estratégia de coleta de dados, na turma do segundo ano B da Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres, do município de Tuparetama-Pernambuco/Brasil. Dois pontos nos chamaram atenção, primeiro a desinformação dos estudantes em relação ao tema, segundo a afirmação dos alunos já terem sido vítimas de preconceitos ou terem conhecimento de alguém que sofreu com isso no ambiente escolar. Enfatizamos a necessidade de promover práticas educativas que se ocupem dessas questões, oportunizando a comunidade escolar repensar valores, desenvolver o senso crítico e reconhecer direitos e deveres. Destacamos a escola como lócus privilegiado para problematização e rendibilizados significativos que interferem diretamente na construção das identidades de nossos jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12053_TB1377_03052023135251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA WÊNIA ROCHA MAMEDE" "autor_nome_curto" => "Núbia Wênia Roc" "autor_email" => "nubiasaude1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95694 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1377 "inscrito_id" => 12053 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO A ESSAS TEMÁTICAS" "resumo" => "O mundo contemporâneo tem experimentado a organização de setores sociais que buscam a efetivação e reconhecimento das suas diferenças compreendidas como constituinte da própria condição humana. Nesse contexto, a educação assume relevância pois, ela é compreendida como impulsionadora da inclusão e agenciadora social para a igualdade de oportunidade propiciando fraturas em nossa sociedade marcada pelo preconceito, discriminação e violências especialmente no que tange as questões de gênero e sexualidade. A pesquisa realizou uma breve reflexão acerca da necessidade do debate da diversidade de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Para embasar essa discussão, utilizamos a aplicação de um questionário semiestruturado como estratégia de coleta de dados, na turma do segundo ano B da Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres, do município de Tuparetama-Pernambuco/Brasil. Dois pontos nos chamaram atenção, primeiro a desinformação dos estudantes em relação ao tema, segundo a afirmação dos alunos já terem sido vítimas de preconceitos ou terem conhecimento de alguém que sofreu com isso no ambiente escolar. Enfatizamos a necessidade de promover práticas educativas que se ocupem dessas questões, oportunizando a comunidade escolar repensar valores, desenvolver o senso crítico e reconhecer direitos e deveres. Destacamos a escola como lócus privilegiado para problematização e rendibilizados significativos que interferem diretamente na construção das identidades de nossos jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12053_TB1377_03052023135251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA WÊNIA ROCHA MAMEDE" "autor_nome_curto" => "Núbia Wênia Roc" "autor_email" => "nubiasaude1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }