AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 6555 "titulo" => "AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6555_TB208_23032023211426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS" "autor_nome_curto" => "helen d d lemos" "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 6555 "titulo" => "AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma parte da totalidade de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se analisar as relações pedagógicas entre professores e estudantes durante o período de isolamento, conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado às interações pedagógicas investigadas cuja importância ocorre em razão das mudanças que trouxeram novas formas de relações no fazer pedagógico entre professores e estudantes em meio aos processos de ensino aprendizagem, reconhecendo-se os avanços e os desafios vivenciados com o uso de novas estratégias de ensino na EPT. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as relações pedagógicas entre professores e estudantes influenciadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias inovadoras e marcadas por diferenças sociais, culturais e econômicas, com limitações e dificuldades na inserção e acompanhamento do ensino remoto por grande parte da população estudantil. O valor da afetividade nas relações pedagógicas entre professor-aluno tornou-se mais importante em vista do distanciamento que o mundo digital impôs a todos. Por fim, conclui-se que as informações obtidas através das publicações investigadas e o avanço em pesquisas neste campo, podem contribuir para a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais as quais produziram efeitos distintos nos processos de ensino e aprendizagem junto a estudantes de EPT e tiveram na figura dos professores um foco de resiliência e comprometimento durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6555_TB208_23032023211426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS" "autor_nome_curto" => "helen d d lemos" "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }