OCUPAR E REDIGIR: A COMUNICAÇÃO DO MTST COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO POPULAR
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Tendo por base práticas e reflexões vivenciadas, no processo educomunicativo das oficinas, e seus impactos e resultados para os militantes da comunicação, nas ocupações da capital paulistana e pautando-se por bases freireanas, entende-se que a comunicação popular e comunitária expressa uma diversidade de práticas que possibilitam a ampliação da ideia sujeito/militante como autor e ator de sua história social, o que ultrapassa a ideia de um mero repetidor de informações. Ao se contrapor à mídia hegemônica e conservadora e aos seus respectivos padrões estruturais, a oficina busca potencializar a perspectiva da comunicação do MTST como fonte de consciência política de seus militantes e da população sem teto. Obras de Paulo Freire (1977; 1982; 2001), Ademar Bogo (2011), Cicília Peruzzo (2004), Moacir Gadotti (2003), Venício Lima (2011) e Vito Giannotti (2014) compõem a fundamentação teórica da pesquisa e norteiam o acompanhamento e a observação da realização da oficina. 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