ANÁLISE QUALITATIVA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO COM LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PIAUIENSE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "ANÁLISE QUALITATIVA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO COM LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PIAUIENSE." "resumo" => "A Legislação Educacional Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art.43, inciso III). No entanto, observa-se que as disciplinas voltadas para as orientações metodológicas de pesquisa na graduação não dão conta, pois apresentam uma carga horária pequena, o que para os estudantes acarreta dificuldades na articulação de ideias em uma investigação científica. Como forma de instrumentalizar os graduandos, foi oferecido um minicurso intitulado: Análise de Dados: abordagem qualitativa, durante a Semana Pedagógica para as Licenciaturas no final do semestre do ano de 2022. A proposta foi estruturada para quatro horas, dos quais participaram 60 licenciandos dos cursos de Química e Ciências da Natureza de uma universidade pública piauiense. Em um primeiro momento do minicurso foram apresentadas as teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura. No segundo momento os alunos foram convidados a analisar os dados de uma atividade a partir da Tematização de Fontoura. A atividade analisada pelos licenciandos foi desenvolvida em um curso de extensão com professores sobre formação docente. Os licenciandos elaboraram temas a partir das etapas da análise por Tematização, utilizando as respostas oriundas de perguntas abertas da atividade. Os temas e as unidades de contexto que emergiram das análises foram dialogados com o referencial teórico adotado. Finalizamos o minicurso com uma discussão coletiva sobre os resultados desta intervenção, no qual foi possível detectar potencialidades e fragilidades sobre sistematizar análises de pesquisa na graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2096_TB716_26042023153604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA" "autor_email" => "georgianna.santos@univasf" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "ANÁLISE QUALITATIVA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO COM LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PIAUIENSE." "resumo" => "A Legislação Educacional Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art.43, inciso III). No entanto, observa-se que as disciplinas voltadas para as orientações metodológicas de pesquisa na graduação não dão conta, pois apresentam uma carga horária pequena, o que para os estudantes acarreta dificuldades na articulação de ideias em uma investigação científica. Como forma de instrumentalizar os graduandos, foi oferecido um minicurso intitulado: Análise de Dados: abordagem qualitativa, durante a Semana Pedagógica para as Licenciaturas no final do semestre do ano de 2022. A proposta foi estruturada para quatro horas, dos quais participaram 60 licenciandos dos cursos de Química e Ciências da Natureza de uma universidade pública piauiense. Em um primeiro momento do minicurso foram apresentadas as teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura. No segundo momento os alunos foram convidados a analisar os dados de uma atividade a partir da Tematização de Fontoura. A atividade analisada pelos licenciandos foi desenvolvida em um curso de extensão com professores sobre formação docente. Os licenciandos elaboraram temas a partir das etapas da análise por Tematização, utilizando as respostas oriundas de perguntas abertas da atividade. Os temas e as unidades de contexto que emergiram das análises foram dialogados com o referencial teórico adotado. Finalizamos o minicurso com uma discussão coletiva sobre os resultados desta intervenção, no qual foi possível detectar potencialidades e fragilidades sobre sistematizar análises de pesquisa na graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2096_TB716_26042023153604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA" "autor_email" => "georgianna.santos@univasf" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }