Este estudo tem por objetivo apresentar a música como um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças hospitalizadas. Ela pode criar um ambiente de recuperação tranquilo e leve para os pacientes hospitalizados por meio da sonoridade. A prática da musicoterapia traz uma percepção relevante para do ponto de vista histórico e social. Dessa forma, a música não é somente uma dimensão artística, mas também um suporte de acolhimento e desenvolvimento humano, abarcando o contexto sociocultural como um processo de identidade social, cultural e, sobretudo, emocionalmente pela percepção dos sentimentos e das emoções para quem a ouve. Na pedagogia hospitalar, as emoções precisam ser compreendidas e evidenciadas no processo de ensino e aprendizagem. Esse deve ser tratado como uma prioridade, não somente um olhar para as bases epistemológicas da formação da criança, mas considerando as experiências vividas para desenvolver no paciente a sensação de prazer, alívio, reconhecimento e pertencimento por meio da música. Essa mediação, poderá ocorrer em conjunto com o processo do brincar, onde é através da ludicidade e das melodias populares nordestinas que é notável o desenvolvimento da criança com a atuação do pedagogo hospitalar no âmbito do hospital, no qual a educação também se faz também presente.