EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM DIÁLOGO A EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 826 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM DIÁLOGO A EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um resumo que tem como foco a emancipação de mulheres negras da Educação de Jovens Adultos (EJA), nesse sentido, busca responder a seguinte questão: De que forma a EJA pode contribuir para a emancipação de mulheres negras? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, meio pertinente para a construção de conhecimentos acerca da temática. O estudo objetiva discutir e refletir acerca da Educação de Jovens e Adultos como meio potencializador da emancipação de mulheres negras. O meu interesse em desenvolver esta pesquisa parte da minha identificação como mulher negra, o contato com mulheres da EJA e dos estudos e discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos. A educação é um meio privilegiado para a promoção de mudanças, posto isto, a EJA é uma modalidade que emerge como direito, uma conquista das lutas dos movimentos sociais e de mulheres. Para tanto, faz-se necessário pensar sobre quem são os sujeitos da EJA, suas especificidades, seus anseios para com a educação. O trabalho fundamenta-se em autores como Freire (2019), (2020), Rago (1985), Palma (2017), Hooks (2013), Gadotti (2014), Evaristo (2005), Jesus (2014), Adún (2008) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10374_TB826_09052023172015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE DAMASCENO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Mica Damasceno" "autor_email" => "micaeledamascenoj@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 826 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM DIÁLOGO A EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um resumo que tem como foco a emancipação de mulheres negras da Educação de Jovens Adultos (EJA), nesse sentido, busca responder a seguinte questão: De que forma a EJA pode contribuir para a emancipação de mulheres negras? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, meio pertinente para a construção de conhecimentos acerca da temática. O estudo objetiva discutir e refletir acerca da Educação de Jovens e Adultos como meio potencializador da emancipação de mulheres negras. O meu interesse em desenvolver esta pesquisa parte da minha identificação como mulher negra, o contato com mulheres da EJA e dos estudos e discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos. A educação é um meio privilegiado para a promoção de mudanças, posto isto, a EJA é uma modalidade que emerge como direito, uma conquista das lutas dos movimentos sociais e de mulheres. Para tanto, faz-se necessário pensar sobre quem são os sujeitos da EJA, suas especificidades, seus anseios para com a educação. O trabalho fundamenta-se em autores como Freire (2019), (2020), Rago (1985), Palma (2017), Hooks (2013), Gadotti (2014), Evaristo (2005), Jesus (2014), Adún (2008) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10374_TB826_09052023172015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE DAMASCENO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Mica Damasceno" "autor_email" => "micaeledamascenoj@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }