O presente trabalho está estruturado a partir do levantamento de referências bibliográficas teóricas tendo como intuito de aprofundar o debate a cerca da temática através de análises e reflexões pertinentes de autores como Freire (2019), Libâneo (2011, 2013), Moran (2009), Nóvoa (2007, 2022), Perrenoud (2000), entre outros, que agregam contribuições significativas, bem como considerar as novas legislações educacionais brasileiras que vem provocando mudanças profundas na educação e que impacta a profissão docente. O objetivo é aprofundar conhecimentos quanto aos conceitos e definições sobre as novas competências requeridas para a profissão docente para o desenvolvimento de novas metodologias no processo ensino/aprendizagem. A importância da pesquisa além de estar nas discussões recentes, tem movimentado pesquisadores e profissionais da educação a refletir críticamente o novo modelo de ensino que demanda a sociedade do séc. XXI, que vem exigindo novas formas do ensinar e aprender para vencer o um ensino que a muito tempo é tradicional. Os estudos apontaram que é preciso ter um olhar crítico sobre o novo cenário educacional e construir diálogos necessários e urgentes sobre o exercício da profissão docente diante da necessidade de novas práticas de ensino. A profissão muda e sua evolução exige cada vez mais que os professores assumam novas competências profissionais, no sentido, de garantir o desenvolvimento de novas metodologias de ensino no processo ensino e aprendizagem. É neste entendimento que se impõe o debate e precisa ser contínuo.