FRANCA, Alisson Dos Santos. Ser professor: um desafio cotidiano. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95410>. Acesso em: 22/11/2024 13:10
O presente relato tem como objetivo registrar as experiências vivenciadas no primeiro estágio do curso de Letras - Português da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante o período letivo 2022.1. A experiência a ser documentada ocorreu em uma turma do 6° ano de uma escola pública, situada na zona oeste de Campina Grande. Em virtude das lacunas deixadas pela pandemia e o ensino remoto, participei de um projeto chamado “Alfaletrar”, o qual, para tentar diminuir esse impacto, traçou metas e objetivos para se ter uma boa recomposição de aprendizagem. Entre os objetivos, tínhamos o geral: identificar o nível de leitura dos alunos. E três específicos, a saber: (1) sondar as possíveis dificuldades de leitura; (2) exercitar as habilidades de leitura e escrita segundo o proposto pela BNCC e (3) revisar os conteúdos gramaticais. Para alcançá-los, organizamos os conteúdos por módulos semanais, que se flexibilizariam dependendo da progressão da turma. A partir disso, irei pormenorizar o meu período de observação, os desafios enfrentados e os aprendizados para a minha formação docente. Além disso, indico quais foram os conteúdos e como os abordei em sala de aula. Um dos principais aprendizados que tive com este estágio foi: ser professor é ter um desafio cotidiano.