O BANCO MUNDIAL E A OCDE NA AMÉRICA DO SUL: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95627 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 8873 "titulo" => "O BANCO MUNDIAL E A OCDE NA AMÉRICA DO SUL: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Os organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tornaram-se referências na análise dos problemas educacionais e têm promovido reformas educacionais e influenciado as agendas políticas nacionais na região da América Latina. No entanto, aponta-se que essas organizações, enquanto entidades financeiras, têm aumentado as dívidas públicas nacionais ao concederem empréstimos milionários aos países latino-americanos, o que contribui para a valorização do capital financeiro e para a expansão das consultorias privadas e equipes técnicas dessas organizações. O objetivo deste trabalho é identificar algumas das orientações do BM e da OCDE nos países sul-americanos em termos de políticas de leitura e escrita nos últimos dez anos. Para tanto, realizou-se uma análise documental, destacando as coincidências e as diferenças encontradas nos documentos estudados e algumas influências de tais documentos à região. Os documentos estudados foram: 1) BM: ACABAR COM A POBREZA DE APRENDIZAGEM: O que é preciso? publicado em 2019; 2) OCDE: “Leitores do século 21: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DE LEITURA EM UM MUNDO DIGITAL” publicados em 2021. O desenvolvimento deste estudo se justifica diante dos contextos educacionais dos países da América Sul, que apresentam situações preocupantes com relação à leitura e à escrita, visto que, segundo a base de dados do Instituto de Estatística da Unesco , aproximadamente 9% da população da América Latina é analfabeta. A análises indicaram que os documentos analisados, também, dialogam com a necessidade da valorização da tecnologia no ambiente escolar aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Ademais, identificou-se que tais políticas vão ao encontro dos conteúdos cobrados no PISA, pois destacam os processos de alfabetização, de leitura e de competências para os resultados de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8873_TB1293_03102023144836.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI" "autor_nome_curto" => "WISLLAYNE" "autor_email" => "wis_pedagogia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95627 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 8873 "titulo" => "O BANCO MUNDIAL E A OCDE NA AMÉRICA DO SUL: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Os organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tornaram-se referências na análise dos problemas educacionais e têm promovido reformas educacionais e influenciado as agendas políticas nacionais na região da América Latina. No entanto, aponta-se que essas organizações, enquanto entidades financeiras, têm aumentado as dívidas públicas nacionais ao concederem empréstimos milionários aos países latino-americanos, o que contribui para a valorização do capital financeiro e para a expansão das consultorias privadas e equipes técnicas dessas organizações. O objetivo deste trabalho é identificar algumas das orientações do BM e da OCDE nos países sul-americanos em termos de políticas de leitura e escrita nos últimos dez anos. Para tanto, realizou-se uma análise documental, destacando as coincidências e as diferenças encontradas nos documentos estudados e algumas influências de tais documentos à região. Os documentos estudados foram: 1) BM: ACABAR COM A POBREZA DE APRENDIZAGEM: O que é preciso? publicado em 2019; 2) OCDE: “Leitores do século 21: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DE LEITURA EM UM MUNDO DIGITAL” publicados em 2021. O desenvolvimento deste estudo se justifica diante dos contextos educacionais dos países da América Sul, que apresentam situações preocupantes com relação à leitura e à escrita, visto que, segundo a base de dados do Instituto de Estatística da Unesco , aproximadamente 9% da população da América Latina é analfabeta. A análises indicaram que os documentos analisados, também, dialogam com a necessidade da valorização da tecnologia no ambiente escolar aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Ademais, identificou-se que tais políticas vão ao encontro dos conteúdos cobrados no PISA, pois destacam os processos de alfabetização, de leitura e de competências para os resultados de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8873_TB1293_03102023144836.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI" "autor_nome_curto" => "WISLLAYNE" "autor_email" => "wis_pedagogia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }