A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95637 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1304 "inscrito_id" => 12441 "titulo" => "A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES" "resumo" => "A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415e0e9bb5_02012024105544.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:55:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANÚBIA DE MOURA LIMA" "autor_nome_curto" => "Danúbia" "autor_email" => "danubialima47@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95637 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1304 "inscrito_id" => 12441 "titulo" => "A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES" "resumo" => "A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415e0e9bb5_02012024105544.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:55:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANÚBIA DE MOURA LIMA" "autor_nome_curto" => "Danúbia" "autor_email" => "danubialima47@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }