Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPONENTE CURRICULAR DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ENQUANTO METODOLOGIA DE ÊXITO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ECI PROF.ª DIVA GUEDES DE ARAÚJO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa teve como principal objetivo investigar a percepção dos alunos em relação ao componente curricular de Práticas Experimentais, avaliando seu grau de interesse, motivação, satisfação e contribuição para os componentes curriculares de Ciências da Natureza, bem como discutir os desafios enfrentados pelos professores na elaboração e aplicação dessas práticas. Com base nos objetivos, foi decidido seguir uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando o estudo de caso, empregando-se entrevistas semiestruturadas com alunos e professores, observação participante das aulas de Práticas Experimentais e análise de documentos e materiais didáticos utilizados nas aulas. Participaram da pesquisa duas turmas de 1ª Série do Ensino Médio, totalizando 51 alunos, e 4 professores de Ciências da Natureza que ministram o referido componente curricular, dentre estes o autor principal do referido trabalho, na Escola Cidadã Integral Professora Diva Guedes de Araújo, na cidade de Brejo dos Santos – PB. O uso de Práticas Experimentais como método de ensino e aprendizagem tem sido bem-sucedido entre alguns professores que já as incorporam às suas rotinas pedagógicas. Contudo, é importante considerar meios de disseminar essa abordagem para todas as escolas. Através dos relatos dos professores participantes foi possível identificar que os principais desafios enfrentados giram em torno da disponibilidade de materiais para a execução das práticas e a falta de formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado da Educação. Observou-se que a execução de práticas experimentais no ensino de ciências pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades científicas, como a observação, o questionamento, a investigação, a coleta e análise de dados, e a comunicação de resultados. Além disso, essa abordagem também pode promover a formação de cidadãos críticos e conscientes, ao estimular a reflexão sobre questões éticas e sociais relacionadas à ciência e tecnologia, e ao fornecer aos alunos a oportunidade de participarem ativamente do processo de construção do conhecimento

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