EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO INSTITUTO FEDERAL NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95774 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 2016 "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO INSTITUTO FEDERAL NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA" "resumo" => "É incontestável que, no decorrer dos anos, a Tecnologia da Informação (TI) vem se consolidando como uma área indispensável nas nossas vidas, quer seja na forma como nos comunicamos, quer seja na forma como trabalhamos. Na educação, a inserção da tecnologia como instrumento de apoio na relação de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos já é uma realidade, e das tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, proporcionando práticas de ensino que ampliam as possibilidades, melhorando e adaptando os modelos, anteriormente, utilizados na forma de ensinar. Diante dessa nova realidade tecnológica, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise dos cenários antes e depois da implantação dos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA), presente em diversos municípios do estado da Bahia e que tem como base uma educação profissional técnica e tecnológica. Essa pesquisa será realizada utilizando a análise exploratória de dados, catalogando os indicadores utilizados pelo Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil para medir a qualidade da educação no país, assim como, os indicadores utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que retrata a realidade estatística do território brasileiro. Esses conjuntos de dados serão utilizados para o cruzamento desses informações, buscando avaliar o impacto do IFBA, sobre os avanços obtidos, ou não, na qualidade do aprendizado no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2016_TB1487_11092023215024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SILVESTRE LAGO" "autor_nome_curto" => "SILVESTRE" "autor_email" => "silvestrelago@protonmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95774 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 2016 "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO INSTITUTO FEDERAL NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA" "resumo" => "É incontestável que, no decorrer dos anos, a Tecnologia da Informação (TI) vem se consolidando como uma área indispensável nas nossas vidas, quer seja na forma como nos comunicamos, quer seja na forma como trabalhamos. Na educação, a inserção da tecnologia como instrumento de apoio na relação de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos já é uma realidade, e das tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, proporcionando práticas de ensino que ampliam as possibilidades, melhorando e adaptando os modelos, anteriormente, utilizados na forma de ensinar. Diante dessa nova realidade tecnológica, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise dos cenários antes e depois da implantação dos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA), presente em diversos municípios do estado da Bahia e que tem como base uma educação profissional técnica e tecnológica. Essa pesquisa será realizada utilizando a análise exploratória de dados, catalogando os indicadores utilizados pelo Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil para medir a qualidade da educação no país, assim como, os indicadores utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que retrata a realidade estatística do território brasileiro. Esses conjuntos de dados serão utilizados para o cruzamento desses informações, buscando avaliar o impacto do IFBA, sobre os avanços obtidos, ou não, na qualidade do aprendizado no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2016_TB1487_11092023215024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SILVESTRE LAGO" "autor_nome_curto" => "SILVESTRE" "autor_email" => "silvestrelago@protonmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }