EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA-HERMENÊUTICA E EXISTENCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1526 "inscrito_id" => 11879 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA-HERMENÊUTICA E EXISTENCIAL" "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a construção histórica acerca da sexualidade, à luz da fenomenologia, a fim de contribuir com a educação sexual na adolescência como forma de prevenção ao abuso sexual. O estudo insere-se na problemática da educação sexual refletindo sobre a importância de os adolescentes conhecerem seu corpo, seus direitos e os estigmas presentes nas discussões sobre o tema. Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo qualitativo com pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados epidemiológicos, calcado na fenomenologia existencial segundo as possibilidades de conhecimento. Os autores que serviram como referencial teórico foram Simone de Beauvoir com o pensamento existencial, a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger e a pedagogia progressista de Paulo Freire para propor novas práticas educativas. Foi possível refletir que a educação é um caminho viável de transformação no mundo, sempre entendendo que esta é apenas uma das múltiplas possibilidades. Entende-se a urgência de se debater acerca da educação sexual, sendo esta uma ferramenta eficaz para a prevenção e combate ao abuso sexual. Este estudo propiciou a reflexão de que é possível combater a discriminação sexual estruturada pela cultura patriarcal com a promoção e melhoria das políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres e meninas, tratando na raiz dos problemas que atingem essa parcela da sociedade, seja ela na fase adulta, adolescência ou infância, como a violência doméstica, feminicídio e assédio. Neste contexto, a educação sexual escolar é uma maneira de tentarmos promover a segurança, saúde e integridade das crianças e futuros adultos. Acreditamos que tratar de educação sexual nas escolas proporcionará uma nova cultura, o esclarecimento sobre as questões relativas a sexualidade e a promoção de relações mais respeitosas no que concerne a esta temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11879_TB1526_27102023075707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TEIXEIRA RAMOS TAVARES" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianatrtavares@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1526 "inscrito_id" => 11879 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA-HERMENÊUTICA E EXISTENCIAL" "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a construção histórica acerca da sexualidade, à luz da fenomenologia, a fim de contribuir com a educação sexual na adolescência como forma de prevenção ao abuso sexual. O estudo insere-se na problemática da educação sexual refletindo sobre a importância de os adolescentes conhecerem seu corpo, seus direitos e os estigmas presentes nas discussões sobre o tema. Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo qualitativo com pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados epidemiológicos, calcado na fenomenologia existencial segundo as possibilidades de conhecimento. Os autores que serviram como referencial teórico foram Simone de Beauvoir com o pensamento existencial, a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger e a pedagogia progressista de Paulo Freire para propor novas práticas educativas. Foi possível refletir que a educação é um caminho viável de transformação no mundo, sempre entendendo que esta é apenas uma das múltiplas possibilidades. Entende-se a urgência de se debater acerca da educação sexual, sendo esta uma ferramenta eficaz para a prevenção e combate ao abuso sexual. Este estudo propiciou a reflexão de que é possível combater a discriminação sexual estruturada pela cultura patriarcal com a promoção e melhoria das políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres e meninas, tratando na raiz dos problemas que atingem essa parcela da sociedade, seja ela na fase adulta, adolescência ou infância, como a violência doméstica, feminicídio e assédio. Neste contexto, a educação sexual escolar é uma maneira de tentarmos promover a segurança, saúde e integridade das crianças e futuros adultos. Acreditamos que tratar de educação sexual nas escolas proporcionará uma nova cultura, o esclarecimento sobre as questões relativas a sexualidade e a promoção de relações mais respeitosas no que concerne a esta temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11879_TB1526_27102023075707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TEIXEIRA RAMOS TAVARES" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianatrtavares@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }