As Inteligências Múltiplas consistem em uma teoria que suscita a possibilidade do ser humano de possuir variados tipos de inteligências. Dessa forma, cada indivíduos possuiria mais afinidade com um aspecto do conhecimento de forma específica, podendo permear entre a comunicação, empatia, saúde ambiental, expressões artísticas, dentre outros. Dessa forma, o presente artigo acadêmico intenta demonstrar a importância do reconhecimento da presente teoria no contexto acadêmico. Objetiva-se neste artigo, discutir o contexto da educação e suas práticas educacionais diante da teoria das inteligências múltiplas na prática escolar, refletindo sobre o indivíduo e suas particularidades no processo de formação do aluno. A relevância deste estudo consiste na importância do papel da escola e do professor na formação educacional e social do aluno, deste modo, o pesquisador tem como papel fundamental apresentar teorias e técnicas a serem utilizadas por professores como auxilio ao ensino do aluno. Neste caso, por este estudo apresenta-se a teoria das inteligências múltiplas no processo educativo. Este artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre a teoria das inteligências múltiplas, assim sendo, buscou-se discutir os conceitos desta teoria por meio de uma revisão bibliográfica com autores que abordam a teoria das inteligências múltiplas, seus conceitos e sua inserção no ambiente escolar. Para realização desta pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, de natureza da pesquisa básica, e seguiu os caminhos da pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, destacam-se os resultados e discussão desta pesquisa e, algumas considerações deste trabalho de conclusão de curso, que tem como perspectiva contribuir para a formação docente de professores que atuam na educação básica.