“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1950 "inscrito_id" => 6398 "titulo" => "“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6398_TB1950_06122023170559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERSSON DE ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Vandersson" "autor_email" => "vanderssonferreira34@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1950 "inscrito_id" => 6398 "titulo" => "“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6398_TB1950_06122023170559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERSSON DE ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Vandersson" "autor_email" => "vanderssonferreira34@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }