ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1985 "inscrito_id" => 12777 "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12777_TB1985_04052023141707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA" "autor_email" => "aline.o.s@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1985 "inscrito_id" => 12777 "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12777_TB1985_04052023141707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA" "autor_email" => "aline.o.s@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }