A grande maioria dos alunos que ingressam no ensino médio traz consigo uma Química rotulada como “difícil e complicada”. Entra neste ponto o professor como mediador do processo de ensino aprendizagem, tendo também a função de cativar esses alunos para que isso não ocorra. Portanto, ele deve relacioná-la às necessidades básicas do ser humano no que diz respeito ao cotidiano e o meio em que ele vive, nos quais os conceitos químicos estão implícitos. Obtendo os conceitos básicos de química, o cidadão já pode se posicionar em relação aos inúmeros obstáculos de sua vida moderna, como: poluição, recursos energéticos, reservas minerais, uso de inseticidas, etc. Portanto, aprender sobre os diferentes materiais, suas ocorrências, seu processo de obtenção, suas implicações, permite-nos traçar paralelos com o desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Muitos adquirem certa resistência ao aprendizado da disciplina devido à falta de contextualização, não conseguindo relacionar o conteúdo programático com o cotidiano, bem como com a excessiva memorização. O estudo da Química no cotidiano e sua aplicação na intervenção pedagógica, abordou com destaque as tarefas simples que os alunos realizam em seu dia a dia observando os produtos que são utilizados, e, a partir deste conhecimento procurou observar a analogia com a Química. Portanto, foi aplicado o Projeto de Intervenção Pedagógica na ECI Prefeito Severino Pereira Gomes, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Química. A problematização do tema levou em consideração que há conhecimento científico cuja elaboração está atrelada a uma abordagem experimental e que essa, por sua vez, está ligada a um processo investigativo. Levando em conta que esse processo perpassa o estudo dos fenômenos e das leis que regem a Química, buscou-se alcançar um dos mais importantes objetivos educacionais: a formação do pensamento e das atividades do sujeito crítico.