A QUÍMICA DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE A PRÁTICA SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 6708 "titulo" => "A QUÍMICA DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE A PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "A grande maioria dos alunos que ingressam no ensino médio traz consigo uma Química rotulada como “difícil e complicada”. Entra neste ponto o professor como mediador do processo de ensino aprendizagem, tendo também a função de cativar esses alunos para que isso não ocorra. Portanto, ele deve relacioná-la às necessidades básicas do ser humano no que diz respeito ao cotidiano e o meio em que ele vive, nos quais os conceitos químicos estão implícitos. Obtendo os conceitos básicos de química, o cidadão já pode se posicionar em relação aos inúmeros obstáculos de sua vida moderna, como: poluição, recursos energéticos, reservas minerais, uso de inseticidas, etc. Portanto, aprender sobre os diferentes materiais, suas ocorrências, seu processo de obtenção, suas implicações, permite-nos traçar paralelos com o desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Muitos adquirem certa resistência ao aprendizado da disciplina devido à falta de contextualização, não conseguindo relacionar o conteúdo programático com o cotidiano, bem como com a excessiva memorização. O estudo da Química no cotidiano e sua aplicação na intervenção pedagógica, abordou com destaque as tarefas simples que os alunos realizam em seu dia a dia observando os produtos que são utilizados, e, a partir deste conhecimento procurou observar a analogia com a Química. Portanto, foi aplicado o Projeto de Intervenção Pedagógica na ECI Prefeito Severino Pereira Gomes, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Química. A problematização do tema levou em consideração que há conhecimento científico cuja elaboração está atrelada a uma abordagem experimental e que essa, por sua vez, está ligada a um processo investigativo. Levando em conta que esse processo perpassa o estudo dos fenômenos e das leis que regem a Química, buscou-se alcançar um dos mais importantes objetivos educacionais: a formação do pensamento e das atividades do sujeito crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6708_TB2074_30102023080512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILY CRISTIANE MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cristiane" "autor_email" => "jzlcris4@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 6708 "titulo" => "A QUÍMICA DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE A PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "A grande maioria dos alunos que ingressam no ensino médio traz consigo uma Química rotulada como “difícil e complicada”. Entra neste ponto o professor como mediador do processo de ensino aprendizagem, tendo também a função de cativar esses alunos para que isso não ocorra. Portanto, ele deve relacioná-la às necessidades básicas do ser humano no que diz respeito ao cotidiano e o meio em que ele vive, nos quais os conceitos químicos estão implícitos. Obtendo os conceitos básicos de química, o cidadão já pode se posicionar em relação aos inúmeros obstáculos de sua vida moderna, como: poluição, recursos energéticos, reservas minerais, uso de inseticidas, etc. Portanto, aprender sobre os diferentes materiais, suas ocorrências, seu processo de obtenção, suas implicações, permite-nos traçar paralelos com o desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Muitos adquirem certa resistência ao aprendizado da disciplina devido à falta de contextualização, não conseguindo relacionar o conteúdo programático com o cotidiano, bem como com a excessiva memorização. O estudo da Química no cotidiano e sua aplicação na intervenção pedagógica, abordou com destaque as tarefas simples que os alunos realizam em seu dia a dia observando os produtos que são utilizados, e, a partir deste conhecimento procurou observar a analogia com a Química. Portanto, foi aplicado o Projeto de Intervenção Pedagógica na ECI Prefeito Severino Pereira Gomes, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Química. A problematização do tema levou em consideração que há conhecimento científico cuja elaboração está atrelada a uma abordagem experimental e que essa, por sua vez, está ligada a um processo investigativo. Levando em conta que esse processo perpassa o estudo dos fenômenos e das leis que regem a Química, buscou-se alcançar um dos mais importantes objetivos educacionais: a formação do pensamento e das atividades do sujeito crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6708_TB2074_30102023080512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILY CRISTIANE MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cristiane" "autor_email" => "jzlcris4@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }